Banheiros rústicos: inspire-se com 40 modelos sensacionais
O banheiro rústico envolve alguns materiais específicos e deixa outros de lado. Aqui, nem pensar em abusar de cromados, alumínios e nem muito brilho.
Vamos conhecer algumas ideias e materiais para inspirar o seu projeto de banheiro rústico, mas ainda assim muito funcional.
Materiais para incluir no projeto de banheiro rústico:
Madeira
A madeira é o primeiro elemento que vem à mente quando pensamos em qualquer ambiente rústico. Essa característica nos remete à casa de campo, ao interior, a elemento mais próximos da natureza possível.
De fato, esse elemento é bastante usado na decoração rústica, e no banheiro não é diferente. No entanto, em razão da intensa umidade presente nesse ambiente, é muito importante que o material receba o devido tratamento para não se deteriorar num curto espaço de tempo.

Perceba que a cerâmica ficou restrita ao vaso sanitário. O armário sob a pia é de madeira e o revestimento do piso e da parede são porcelanato imitando madeira
Tijolos
Os tijolos à mostra são também um ícone deste tipo de decoração. Assim como a madeira, precisam receber um tratamento adequado para suportarem uma quantidade grande de umidade.
Casam muito bem com a madeira e até mesmo com alguns tipos de cerâmica, dependendo da cor das mesmas.

O tom terroso dos tijolos deve ser a tonalidade mestra do cômodo: os demais elementos devem casar bem com a cor

A cor dos tijolinhos, bem avermelhada, é contrastada pelas paredes claras e oeka luz de LED, dando leveza ao ambiente

Aqui, os tijolinhos são ainda menos refinados: a brutalidade dos materiais contrasta com o refinamento das louças e móveis na composição
Pedra

Todo em pedra, esse banheiro rústico abusa do material: é importante deixar a luz natural tomar espaço para não ficar a impressão de masmorra.

A pedra como revestimento para a parede cria uma textura super bonita e neutra, abrindo espaço para variar nas cores dos outros elementos no banheiro
A pedra é um material relativamente barato, com durabilidade eterna. Mas precisa ser bem escolhido e bem instalado, por profissional capaz.
Por ser um material bruto, deve respeitar de alguma maneira um traçado ou proporção, para não deixar o visual desleixado. Lembre-se: banheiro rústico não é sinônimo de banheiro mal-arranjado.

A pedra como revestimento para a parede cria uma textura super bonita e neutra, abrindo espaço para variar nas cores dos outros elementos no banheiro
Nem sempre a pedra é um elemento neutro. Muito cuidado ao misturar muitas tonalidades ou texturas, pode ficar pesado e desproporcional. Na decoração, a leveza do ambiente tem que ser o ponto primordial.

O melhor encontro entre o rústico e o moderno: pedra e madeira com design contemporâneo. O chuveiro direto do teto é um plus!
Excluída a pia tradicional de cerâmica, o tom rústico é ainda mais ressaltado. Contudo, esse material pode pesar e muito no orçamento, além de não ser tão simples de achar. Geralmente, precisam ser feitas por encomenda.

Pedra em seu estado quase natural: é recomendado utilizar elementos mais refinados para não deixar o ambiente pesado demais.
Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico pode revestir pisos e paredes e dar uma ambientação antiga ao banheiro. Combinando com materiais como madeira, tijolinhos à mostra, concreto e cimento queimado, podem dar um charme extra ao seu banheiro rústico.
O ladrilho hidráulico pode resultar muito bem num ambiente neutro. Basta que as cores sejam eleitas de forma coerente. No exemplo acima, os vários tons de cinza mantêm a neutralidade de todos os elementos, ainda que sejam bastante marcantes.

A porta antiga, o pé direito bem alto e a parede de tijolos brancos compuseram um ambiente rústico e equilibrado

Ambientes mais amplos comportam mais elementos. Nesse caso, o teto e o topo das paredes em cor branca deu amplitude ao banheiro rústico e muito funcional
Metal
O metal nos remete a ambientes mais modernos. Mas como tudo na decoração, isso vai variar de acordo com a combinação de elementos, texturas e cores ao redor.
Vamos ver alguns exemplos de composições certeiras com metal em banheiro rústico.

Tina antiga, anteriormente usada como balde. Evita respingos e fica lindíssima com madeira de demolição

Tanto a cuba quanto o gabinete de madeira são de materiais reutilizados: beleza e sustentabilidade podem caminhar de mãos dadas!

Tijolinhos brancos e muita madeira: invista numa tonalidade clara deste material se pretende usar em mais de um plano
Combinação de diferentes materiais para montar um banheiro rústico
O estilo de decoração mais atual permite todo tipo de brincadeira com materiais, texturas e cores. Claro, tudo isso tem que ser muito dosado de acordo com o tamanho do ambiente que se pretende decorar e outros elementos, como a iluminação.
Vamos ver algumas boas ideias que ultrapassam a fronteira entre o “velho” e o “novo”, deixando a decoração super contemporânea e agradando a todos os gostos.
No projeto acima, foi utilizado cimento queimado no piso e nas paredes. O ladrilho hidráulico foi muito bem utilizado para demarcar a separação de ambientes, no caso, o box.
Observe que o metal não é necessariamente excluído de uma decoração rústica. Inclusive aqui o aproveitamento de materiais combinou decoração e sustentabilidade
No exemplo acima, tinas de ferro foram utilizadas com pia e os canos à mostra casaram muito bem com toda a proposta para o ambiente rústico.
Banheiras clássicas vitorianas: um toque clássico e elegante
O estilo rústico permite uma grande gama de variações e não se limita somente a elementos como os citados anteriormente.
A banheira clássica vitoriana é uma peça que remonta ao século XVIII / XIX e como o próprio nome sugere, surgiu na corte inglesa. Originalmente, eram confeccionadas em ferro fundido, mas hoje em dia são feitas de outros materiais mais modernos e práticos.
Com formato compacto, a peça dá um charme todo especial ao ambiente e é perfeita para os momentos de relaxamento e autocuidado.
Vamos dar uma olhada em como essa peça pode compor muito bem um banheiro rústico, independente do material em que for confeccionada.

Banheira vitoriana em acrílico ornando perfeitamente um banheiro rústico todo forrado em madeira de demolição

Banheira vitoriana e piso de madeira: os detalhes em palha são o ponto alto da decoração, que é simples e delicada

Um cantinho rústico num banheiro um pouco mais moderno: o fundo de pedra e a banheira à frente fazem uma perfeita separação de ambientes que se complementam